Título: Menina Má (The Bad Seed)
Autor: Willian March
Ano de escrita: 1954
Nota no Skoob: 4.2

Quando eu ia e voltava para São Carlos vira e mexe acontecia de ficar presa na rodoviária entre um ônibus e outro, numa dessas eu comprei a uns meses atrás Menina Má, inclusive li bem rápido, só esqueci a resenha! O livro foi meu favorito de 2016, apesar de pela capa eu ter baixar expectativas a resenha me chamou atenção e eu decidi arriscar.
Publicado originalmente em 1954, MENINA MÁ se transformou quase imediatamente em um estrondoso sucesso. Polêmico, violento, assustador eram alguns adjetivos comuns para descrever o último e mais conhecido romance de William March. Os críticos britânicos consideraram o livro apavorantemente bom. Ernest Hemingway se declarou um fã. Em menos de um ano, MENINA MÁ ganharia uma montagem nos palcos da Broadway e, em 1956, uma adaptação ao cinema indicada a quatro prêmios Oscar, incluindo o de melhor atriz para a menina Patty McComarck, que interpretou Rhoda Penmark. - Skoob


O livro gira em torno de Christine Penmark que mora sozinha com sua filha Rhoda enquanto o marido trabalha longe. Rhoda a vista de todos parece uma criança comportada, linda e inteligente, mas é quando um colega de classe da sua filha morre em circunstancias estranhas que Christine começa a suspeitar do comportamento calculado da filha, seria possível uma criança de 8 anos ser uma assassina ou suas suspeitas são absurdas? O livro trás a reflexão de que sera que algumas pessoas simplesmente nascem más? Sera que o que faz um psicopata é uma pré disposição genética?

A narrativa começa um pouco lenta, temos uma breve imagem da criança perfeita que a Rhoda parece antes de que algumas histórias estranhas comecem a ser introduzidas, a partir dai a personagem vai ganhando uma personalidade complexa. Rhoda é uma criança fofa, mas que todas as atitudes são calculadas para agradar os adultos, ela inclusive não consegue se dar bem com as crianças da sua idade. Ao mesmo tempo que ela não demonstra entender ou se importar com os sentimentos dos outros ela ainda é imatura e é movida por sentimentos de egoismo infantis. Já Christine é uma mãe preocupada mas ao mesmo tempo confusa e impotente, que ao longo do livro muda sua posição frequentemente até o desfecho. E o final, aaaaaah o final, eu pessoalmente achei incrível!


Menina Má foi meu primeiro livro da Darkside, que apesar da estética dos seus livros terem muitos fans não cai exatamente no meu gosto pessoal, eu acho a capa um pouquinho infantil, mas ganha pontos por ser dura, e por mais que tenha uma diagramação legal eu não gostei do papel.


Quem leu deixa ai seu parecer do final pra gente conversar! Quem não leu me diz se a resenha te interessou! ;)
★★★★★