Meu trabalho de graduação em ARQ&URB

terça-feira, novembro 29, 2016

Esse ano foi focado no meu TGI (trabalho de graduação integrado), foi cansativo, deu overdose, eu não aguentava mais projetar a mesma coisa! A sensação depois de entregar foi mais ou menos igual termino de namoro ruim, sabe quando você não se lembra de quem é nem o que fazia com o seu tempo livre? Tô assim migs. Desnorteada, sem saber nem o que eu gosto pra aproveitar minhas férias. De qualquer maneira ainda não estou formada, falta alguns créditos optativa, que serão resolvidos semana que vem, e o estágio, que eu mal comecei a procurar. 

Já que foi um trabalho que ocupou tanto tempo da minha vida acho que nada mais justo do que dividir um pouquinho dele aqui com vocês né? Quero falar com vocês um pouquinho do processo e do resultado! A principio minha ideia era trabalhar com arquitetura lúdica, mas sabendo que eu iria sofrer para achar justificativas profundas pra convencer a banca acabei escolhendo fazer algo cultural, mais especificamente uma midiateca.


Eu queria que fosse um lugar que as pessoas gostassem de ficar, que se apropriassem do espaço, que incentivasse a cultura e a leitura porque cá entre nós a maioria das pessoas não se sente atraídas pelas bibliotecas e sim inibidas. Quando eu era mais nova, por mais que gostasse de ler, tinha medo de ir na biblioteca municipal e achava que só ia ter coisas de estudo!

Página do meu caderno, você pode ler aqui.
Um dos meus pontos de partida principais foi a criação de uma praça, e de um terreo que fosse parcialmente aberto, possibilitando um fluxo natural de pedestres e que pudesse abrigar atividades na sombra em dias quentes :)


Bom vou deixar pra quem estiver curioso ver o caderno completo neste link, e deixar algumas das minhas imagens favoritas aqui pra vocês ♥





Eu e a Yara, que dividiu um kitnet comigo nos meus primeiros 6 meses de faculdade e veio ver minha banca ♥

Para quem não sabe ainda eu faço Arquitetura e Urbanismo na USP de São Carlos, inclusive já dei dicas aqui para escolher Onde morar na faculdade :)

You Might Also Like

8 comentários

  1. Hellou Kamii, eu tinha que vir aqui comentar com certeza, seu projeto ficou lindo e sua proposta foi muito boa, também sempre fui como você a biblioteca municipal nunca me chamou muita atenção, pegava muitos livros na escola mas nunca entrei direto na biblioteca pública, gostei muito mesmo do seu projeto e quando penso no trabalho que deve ter dado... Você fez a maioria das coisas digitais mesmo? Uau, depois faz uma postagem mais detalhada que quero saber melhor como foi a apresentação e tals... Parabéns e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigadão Celli! A maioria das coisas que e entreguei eu fiz digitalmente mesmo, mas nas primeiras etapas de projeto, na horas de fazer realmente as plantas e tal eu trabalho na mão, que ai é mais fácil de apagar e refazer rapidinho e tals :D

      Excluir
  2. Lindo e criativo! Se tudo der certo ano que vem estarei entrando nesse curso na faculdade também, então quando vi o título da postagem vim correndo. Sucesso!
    jessicalorena.com

    ResponderExcluir
  3. Seu projeto ficou TÃO lindo! Dá pra ver que vc tem o dom *-*
    Dei uma olhadinha no caderno e achei super legal, gostei muito mesmo do projeto. Adorei o tema também <3
    Já falei lá no face, mas me apaixonei pelo seu blog, menina! Já até coloquei no meu blogroll! Beijo o/

    ResponderExcluir
  4. Que projeto incrível, ficou lindo, de verdade! Fico muito feliz que tenha dado tudo certo ♥
    Um beijo grande pra ti! ♡

    ResponderExcluir
  5. que lugar gostoso pra ler livros! As bibliotecas geralmente inibem mesmo, né? Uma das bibliotecas que gosto é a Biblioteca Parque Estadual aqui do Rio de Janeiro. Ela é bem moderninha por dentro, mas por fora não dá vontade de entrar hahuhua
    Eu visitaria várias vezes a que você fez <3

    bruna-morgan.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Não creio que vc estuda em São Carlos! <3 Um dos melhores anos da minha vida foi na UFSCar, todo dia tomando aquele queridíssimo ônibus que só passa na avenida principal (e leva 30 minutos para chegar entupido de estudantes) e comendo no Mc Donalds da rodoviária antes das viagens de final de semana. Eu morava bem de frente à USP, na Episcopal, um predinho amarelinho de kitnets bem aconchegante. Que saudade...
    Nossa, desculpa o momento nostalgia, mas não consigo lembrar de São Carlos sem um ataque de amorzinho no coração, rs.
    Eu não entendo muito de arquitetura, mas, opinião de uma leiga, seu projeto está maravilhoso. Eu nunca vou entender como vcs conseguem fazer esses espaços tão "reais", fico com muita vontade de visitar.
    ps. Amei a comparação com namoro ruim hahaha. Senti a mesma coisa quando entreguei o tcc!

    ResponderExcluir
  7. Que coisa mais linda! Eu também acho que as pessoas se sentem inibidas nas bibliotecas, a da usp são paulo, a brasiliana, você nao pode nem levantar o pé que já vem um guardinha, ninguem pode dormir, pegar livro, não tem uma espaço pra estudar nem nada. Seria incrível se colocassem seu projeto nas ruas e virasse algo físico mesmo, seria incrível! Ficou bem bonita a maquete, e essa foto sua com ela tá digna de colocar no lates! beijão!
    dezoitoemponto.com

    ResponderExcluir

Facebook

Instagram