Via Flickr
Esses dias parei pra pensar com minha visão de relacionamento quando eu era mais nova era totalmente diferente do que a que eu tenho agora, incluía intriga, emoção e geralmente muita decepção, basicamente seguia um modelo do que eu via na nossa cultura que romantiza os problemas como parte de um "percurso necessário" para atingir nosso final feliz.

Bom, basicamente era uma visão bem errada do que um relacionamento saudável realmente deve ser, e quanto antes a gente entender algumas coisas mais chances de vivermos uma vida e um relacionamento mais feliz:


1. Não romantizar o ciumes

Estamos falando cada vez mais em relacionamentos abusivos internet afora e isso é ótimo! Mas algumas atitudes socialmente aprovadas nos relacionamentos "normais" são uma sementinha plantada para relacionamentos abusivos. Essas atitudes são comuns tanto nas namoradas como nos namorados e começam com aquele ciumes "fofo", que vira ciumes que a pessoa saia sozinha, aquela briga pra excluir alguem do face, e por ai vai, o casal "se prende" e ninguem nunca sai sozinho e nem conhece ninguem novo. Quantos casais vocês conhecem que se isolaram? E isso nunca é problematizado. Agora é só que um comece a ter mais liberdade que outro pra coisa começar a ficar mais séria...


2. Você não deve abrir mão do seu crescimento pessoal

A gente começa a namorar, faz alguns planos e se acomoda, é normal. O problema é quando deixa de fazer aquele curso porque prefere gastar o tempo com o namorado, deixa de fazer um intercâmbio por causa da distancia e por ai vai. Vamos ser sinceros, se o seu relacionamento for pra valer vai aguentar o tranco para você poder fazer as coisas que realmente quer, e deve fazer, o pior é depois o relacionamento acabar e você ver as oportunidades que você perdeu. Em um bom relacionamento as pessoas crescem juntas, não se puxam para baixo!


3. Amigos podem ser passageiros, mas são importantes

Eu pessoalmente não sou a maior crente daquela história de relacionamentos acabam e amizades são para sempre, basta você mudar de cidade algumas vezes como eu pra ver que não é bem assim que a banda toca (claro que algumas amizades podem ser sim!). Mas a questão é, por mais que amizades não sejam pra sempre elas são sim importante! É sempre bom ter mais de um apoio na sua vida, ter mais opiniões, isso ajuda não só a você não cair naquela furada de relacionamento abusivo como manter seu relacionamento porque vocês se amam, não porque elx é a única pessoa na sua vida e você esta acomodada demais para pensar em viver sem elx.

4. As pessoas mudam

Ao chegar nesse ponto do texto você já deve ter entendido que alguns relacionamentos acabam certo? Se não entendeu to te mandando na lata agora! E alguns acabam não porque alguém deu uma mancada horrível e sim porque vocês mudaram, o ritmo mudou, vocês agora tem convicções diferentes e de repente não deu ué... basta a gente ter maturidade o suficiente para entender isso ao invés de ir e dar uma mancada horrível para justificar o fim, coisa que infelizmente eu vejo demais em gente mais imatura.

5. Pra sempre nem sempre dá certo, mas não tem problema!

Tem uma época na nossa vida que a gente quer que tudo seja pra sempre, ai vem a Cássia Eller e canta pra gente:
"Se lembra quando a gente
Chegou um dia a acreditar
Que tudo era pra sempre
Sem saber que o pra sempre sempre acaba"

Esse momento pra mim foi na oitava série e me desencadeou uma ansiedade terrível. Ai pra sempre vira uma palavra proibida. Você julga quem fala ela como se a pessoa estivesse falando "eu te amo" para um desconhecido na rua. 
Até que você entende que o que importa é a intenção de realmente querer estar para sempre, e o prazer de viver o relacionamento com a certeza de que assim será, aproveitar cada tantinho e se não deu, não deu. E ai você entende o que nosso amigo Vinicius quis dizer com "Que não seja imortal, posto que é chama/ Mas que seja infinito enquanto dure."

E você, o que você gostaria de ter aprendido mais cedo sobre relacionamentos?