5 coisas que deveriamos aprender mais cedo sobre relacionamentos

sábado, outubro 15, 2016

Via Flickr
Esses dias parei pra pensar com minha visão de relacionamento quando eu era mais nova era totalmente diferente do que a que eu tenho agora, incluía intriga, emoção e geralmente muita decepção, basicamente seguia um modelo do que eu via na nossa cultura que romantiza os problemas como parte de um "percurso necessário" para atingir nosso final feliz.

Bom, basicamente era uma visão bem errada do que um relacionamento saudável realmente deve ser, e quanto antes a gente entender algumas coisas mais chances de vivermos uma vida e um relacionamento mais feliz:


1. Não romantizar o ciumes

Estamos falando cada vez mais em relacionamentos abusivos internet afora e isso é ótimo! Mas algumas atitudes socialmente aprovadas nos relacionamentos "normais" são uma sementinha plantada para relacionamentos abusivos. Essas atitudes são comuns tanto nas namoradas como nos namorados e começam com aquele ciumes "fofo", que vira ciumes que a pessoa saia sozinha, aquela briga pra excluir alguem do face, e por ai vai, o casal "se prende" e ninguem nunca sai sozinho e nem conhece ninguem novo. Quantos casais vocês conhecem que se isolaram? E isso nunca é problematizado. Agora é só que um comece a ter mais liberdade que outro pra coisa começar a ficar mais séria...


2. Você não deve abrir mão do seu crescimento pessoal

A gente começa a namorar, faz alguns planos e se acomoda, é normal. O problema é quando deixa de fazer aquele curso porque prefere gastar o tempo com o namorado, deixa de fazer um intercâmbio por causa da distancia e por ai vai. Vamos ser sinceros, se o seu relacionamento for pra valer vai aguentar o tranco para você poder fazer as coisas que realmente quer, e deve fazer, o pior é depois o relacionamento acabar e você ver as oportunidades que você perdeu. Em um bom relacionamento as pessoas crescem juntas, não se puxam para baixo!


3. Amigos podem ser passageiros, mas são importantes

Eu pessoalmente não sou a maior crente daquela história de relacionamentos acabam e amizades são para sempre, basta você mudar de cidade algumas vezes como eu pra ver que não é bem assim que a banda toca (claro que algumas amizades podem ser sim!). Mas a questão é, por mais que amizades não sejam pra sempre elas são sim importante! É sempre bom ter mais de um apoio na sua vida, ter mais opiniões, isso ajuda não só a você não cair naquela furada de relacionamento abusivo como manter seu relacionamento porque vocês se amam, não porque elx é a única pessoa na sua vida e você esta acomodada demais para pensar em viver sem elx.

4. As pessoas mudam

Ao chegar nesse ponto do texto você já deve ter entendido que alguns relacionamentos acabam certo? Se não entendeu to te mandando na lata agora! E alguns acabam não porque alguém deu uma mancada horrível e sim porque vocês mudaram, o ritmo mudou, vocês agora tem convicções diferentes e de repente não deu ué... basta a gente ter maturidade o suficiente para entender isso ao invés de ir e dar uma mancada horrível para justificar o fim, coisa que infelizmente eu vejo demais em gente mais imatura.

5. Pra sempre nem sempre dá certo, mas não tem problema!

Tem uma época na nossa vida que a gente quer que tudo seja pra sempre, ai vem a Cássia Eller e canta pra gente:
"Se lembra quando a gente
Chegou um dia a acreditar
Que tudo era pra sempre
Sem saber que o pra sempre sempre acaba"

Esse momento pra mim foi na oitava série e me desencadeou uma ansiedade terrível. Ai pra sempre vira uma palavra proibida. Você julga quem fala ela como se a pessoa estivesse falando "eu te amo" para um desconhecido na rua. 
Até que você entende que o que importa é a intenção de realmente querer estar para sempre, e o prazer de viver o relacionamento com a certeza de que assim será, aproveitar cada tantinho e se não deu, não deu. E ai você entende o que nosso amigo Vinicius quis dizer com "Que não seja imortal, posto que é chama/ Mas que seja infinito enquanto dure."

E você, o que você gostaria de ter aprendido mais cedo sobre relacionamentos?

You Might Also Like

11 comentários

  1. Acho que às vezes a gente chega numa certa idade e ainda deseja que o relacionamento seja pra sempre, eu quero que meu casamento seja pra sempre e com muita felicidade, mas a gente também aprende que mesmo que nao seja nao significa que nao foi bom e nao valeu a pena. Ok, alguns nao valem rsrs. Mas muitos acabam porque a chama se apaga ou porque as pessoas mudam, e nesse caso acho que o mais importante é o quanto você foi feliz. Acredito que amar sempre vale a pena.

    ResponderExcluir
  2. Hellou Kamii, aaaaah com certeza gostaria sim, quer dizer nunca tive um grande relacionamento mas sei que se tivesse aprendido mais cedo evitaria muita dor de cabeça e choro desnecessário, porque é cada coisa que acontece, mas agora tô mais tranquila e mais aliviada por saber que nenhum relacionamento vai me fazer melhor que eu mesma, então... E na verdade apesar de passar por algumas desavenças amorosas não tenho certeza se aprendi, mas sei que quando chegar a hora certa aparece alguém certo.

    yeah-dreamhigh.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Amei ♥ Achei tudo teu post, principalmente porque você foi nada menos do que sincera rs. Eu sempre vou acreditar que uma relação, por mais que estejamos com outra pessoa perto, vai ser uma via de mão dupla. Você não pode depender do outro para fazer o que gosta. Ciúmes são bonitinhos e até saudáveis, mas chegar ao ponto de bater perna por qualquer coisa é sim ridículo, sufocante e desnecessário. Um relacionamento não deixa de ser uma amizade também, certo? Não pode ser considerado melhor do que outros tipos de relação. A verdade é que nascemos sozinhos e vamos morrer assim também, o meio termo disso é experiência e sentimentos. E sobre o último ponto, as pessoas tem o costume de falar que acabou porque não estava mais sendo bom ou porque foi decepcionante. Mas e os momentos bons? E as risadas? É tudo um grande aprendizado, podemos optar por embarcar ou não, mas temos que entender que a qualquer momento isso pode terminar, mas a experiência vai ser incrível ♥

    ResponderExcluir
  4. Eu sempre romantizei brigas e discussões, achava que para o relacionamento ter emoção tinha que ter brigas pra depois se acertar. É bem coisa de adolescente, mas a gente aprende isso nos filmes.
    Hoje eu percebo que o bom mesmo é ficar em paz com a pessoa, dividir coisas com ela e crescer juntos.

    Adorei o post!
    janainebagatini.com <3

    ResponderExcluir
  5. Esse é um texto pra ler várias vezes <3

    http://bruna-morgan.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. queria voltar no tempo e repetir quantas vezes fossem necessárias pra mim mesma: não romanize o ciumes que você tem pelos outros - acho que eu seria mais feliz e menos neurótica. e também que é ok não ser pra sempre. Sorte que agora eu não erro mais <3
    dezoitoemponto.com

    ResponderExcluir
  7. amei o post! me lembrou uma imagem que tava rolando no fb de como ensinaram que é um relacionamento x como ele deve ser de verdade. a primeira imagem, era uma bixiga cheia de curativos do lado de um cacto. a segunda, era o cacto com proteção nos espinhos pra não furar a bexiga. é bobinho, mas é bem por aí. acho que uma coisa que eu queria ter aprendido é que vc não tem que sofrer e se machucar pra ficar do lado de alguém, isso é bem diferente de ambos superarem eventuais problemas juntos pro relacionamento dar certo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simmm vi essa imagem também! E vendo outras pessoas naturalizando brigas e privações por ciumes não aguentei e fiz esse texto. Porque sério, a gente tem muito que parar de achar que se tem que SOFRER pra amar :(

      Excluir
  8. Amei a publicação e concordo com tudo que foi dito.
    Eu errei muito com os relacionamentos anteriores e fico feliz por saber que este está dando certo rs.

    ResponderExcluir
  9. Meu deus, esse post! Adorei tudo sobre ele, e acho que as pessoas sofreriam menos se parassem de se apagar e mudar suas vidas por relacionamentos. Acho muito válido e já quero fazer mil pessoas ler esse texto! Em especial a parte sobre mudar o planos e parar de crescer em relacionamentos, vejo isso acontecendo tanto...! :/ Ficou ótimo o post Kamii, adorei!
    Beijinhos :*

    ResponderExcluir
  10. Se eu tive a maturidade que tenho hoje, acho que teria vivido mais, curtido mais o namoro, mais meus amigos mais eu mesma.
    Mais já que não da para voltar atras ( e nem quero), o jeito e fazer as coisas dr certo agora <. a Vida e algo complexo mais aprendemos todos os dias e foi exatamente por causa de certos erros e acertos que aprendemos e mudamos. <3

    ameii <3

    Otimo fim de semana Linda

    Kissu

    www.watashinosekaibykrol.com

    ResponderExcluir

Facebook

Instagram