A ideia inicial era fazer a resenha do anime Shigatsu wa Kimi no Uso, também conhecido como Your Lie in April, mas conforme eu fui reunindo imagens para fazer o post eu reparei que eu não queria editar nadinha elas e fiquei surpresa por ter sido algo inédito nesses muitos anos de blogagem. É verdade que desde que eu comecei a assistir o anime o design dos personagens e as cores me chamaram a atenção, ele é esteticamente impecável!

Para introduzir, Shigatsu wa Kimi no Uso é um anime de 22 episódios lançado em 2015, surpreendentemente ele se encontra em 14º lugar na lista do myanimelist. O protagonista é Kousei Arima um pianista que era tido como gênio quando era criança mas que desde a morte da mãe não consegue mais se ouvir tocar e por isso saiu do meio, logo descobrimos que Kousei sofria muita pressão da mãe que também era pianista e as lembranças dela continua a assombra-lo.
Logo no primeiro episódio ele encontra Kaori Miyazono, uma jovem violinista que vai fazer uma baita pressão ajuda-lo a voltar a tocar piano e colocar seu coração na música!


Sim, é um anime de música, e como é de se esperar as músicas são de fato maravilhosas e alem disso clássicas, talvez isso tenha contribuído pro hype do anime. Nesse site tem uma lista com videos das músicas sendo tocadas por pianistas e em ordem pelos episódios que elas aparecem, e logo serão baixadas para ajudar nos meus estudos hahaha

Mas se é um anime de música porque eu estou falando de cores? O que faz do anime interessante até mesmo para nós meros leigos em música é o intenso trabalho de associação da música com os sentimentos e com a estética, as cores no cenário traduzem o sentimento que a produção quer passar de maneira muito rica nesses momentos. As combinação dos sons e das cores traduzem toda a aflição do Kousei com seu relacionamento com a mãe, todo o desespero por não saber o que fazer, todo o crescimento do personagem e todo seu amor pelos próximos a ele.


Entretanto nem tudo são flores em Shigatsu wa Kimi no Uso, apesar de ser uma obra prima na questão da estética o desenvolvimento dos personagens deixa a desejar, tudo na história gira em torno do Kousei Arima e todos os demais personagens são planos. Seus dois melhores amigos não ganham história alguma, assim como sua instrutora e seus concorrentes. A unica que possui um pouquinho de profundidade é a Kaori mas podemos facilmente rotula-la como uma maniac pixie dream girl, pois não deixa de girar em torno do protagonista e da música que ele tanto ama, e como com sua personalidade radiante ela muda a vida dele.



Devo por último alerta-los que se trata de um anime triste, então preparem seus lencinhos ok? Que outros animes vocês gostam do design? Mas alguém ai é a louca das cores? ;)