No começo de Janeiro (sim, eu atraso a resenha mesmo!) eu li A Sorte do Agora, livro que eu estava querendo a vários meses porque eu realmente gosto do Matthew Quick (apesar das resenhas que eu li não terem me chamado tanta atenção), vocês devem conhecer o autor pelo livro O Lado Bom da Vida mas eu fui mesmo cativada é no Perdão, Leonard Peacock que eu já recomendei pra vocês. 

"Porque a maioria das pessoas não consegue proporcionar à outra um conto de fadas?"

A história gira em torno de Bartholomew Neil, em nenhum momento nos é confirmado se o personagem possui algum problema psicológico mas sabemos que Bartholomew tem quase 40 anos que passou inteiros morando com a Mãe, nunca trabalhou, nunca teve amigos e foi frequentemente vitima do julgamento negativo das pessoas. Assim que sua mãe morre ele se vê sozinho, somente com sua conselheira de luto Wendy e o grande amigo da familia Padre Macnamee.
O história é contada por meio de cartas que o personagem escreve a Richard Gere, ator de Um Linda Mulher, que era o ator favorito da mãe, e nelas encontramos seus mais profundos sentimentos, alem de discussões sobre Jung, Dalai Lama e abdução alienígena.


A questões levantadas
Eis que a problemática central é essa: temos alguns personagens com problemas emocionais, que já passam por uma batalha interna e diária com sigo mesmos, que prejudica sua capacidade de sociabilizar e torna para eles bem mais difícil encontrar espaço na nossa sociedade. 
O que me surpreendeu muito positivamente foi que essa não é a unica questão da qual o livro fala, ele também aborda o tema da violência contra a mulher e de forma muito coerente, ele retrata o medo, a dependência e os danos que são causados.

É abordar esse tipo de problemas que faz os livros do Matthew Quick tão ricos, mas o que os torna especiais e sabe conciliar temas tão pesados com uma leitura leve e por vezes bem humorada. A unica coisa que não me permitiu ser mais cativada pelo livro é que a maioria dos personagens não são muito carismáticos, o que até era de se esperar, mas minha nota final é 4


★★★★☆