Comecinho de ano, começam a sair os resultados dos vestibulares, bate aquela ansiedade, principalmente quem passou numa faculdade longe e vai morar longe dos pais pela primeira vez. É normal, principalmente se você esta querendo uma boa faculdade pública, mas acho que algumas dicas podem ser dadas pra te preparar melhor pra esse processo, principalmente no que diz respeito da maior decisão de todas: onde morar?
Em 2012 eu me mudei pra São Carlos pra estudar arquitetura na USP, a dinâmica da cidade é um pouco diferente por ter não só uma, mas duas grandes faculdades, mesmo assim nos arredores das faculdades costuma ter toda uma infraestrutura de kitnets, apartamentos, lanchonetes e restaurantes que vendem marmita, academia e afins que possibilitam uma vida de pedestre. Nesses anos eu já morei com veterana, morei em 4, morei com gente da outra facul, até um tempo sozinha quando a Ju sofreu um acidente eu passei, e vou contar um pouco pra vocês das opções:

Ir morar sozinha
Se você for morar sozinha a solução mais econômica é alugar um kitnet, que é basicamente um único comodo para sala/quarto, um banheiro e as vezes uma cozinha bem minuscula. Mesmo assim, eu vejo que aqui em São Carlos andam cobrando alugueis meio altos, fica mais caro do que dividir um apartamento mais baratinho em duas, e tem algumas desvantagens como geralmente não ter onde por maquina de lavar. Se você tem dinheiro pra investir da pra ficar em um apê mesmo, claro! Outra coisa, e ai varia de pessoa para pessoa, é que é meio solitário morar sozinha, as vezes da medo de ladrão/fantasma/insetos e afins, mas o bom é que não vai ter ninguém pra discordar de você.

Ir morar com uma amiga
Morar com uma pessoa só é sempre mais fácil, mas já vai sabendo que cada uma tem suas manias. Quando eu morei com a Yara a gente dividia só um kitnet, era ruim por ser muito pequeno mas não tinha nadinha pra reclamar sobre ela! Já agora morando com a Ju a gente não briga, mas de vez em quando tem que pedir pra lavar a louça, dar um jeito aqui e ali porque ela vai deixando pra depois, saiba que você esta indo morar com alguém que não vá surtar por isso!
Outra questão é, vocês são parecidas? Mesmo se cada uma vai ter seu quarto é bom saber o que a outra acha sobre trazer visitas ou garotos pra casa para saber se vocês tem a mesma opinião.

Ir morar em várias
Aqui também vale aquilo de vocês serem parecidas e terem a mesma opinião sobre sair, convidados e afins, se você não curte balada e suas amigas chegam berrando as 4 da manhã você pode não gostar. Em várias as chances de rolarem brigas é beeeem maior, e um dos principais fatores é sujeira, o que pode ser amenizado se vocês tiverem faxineira com frequência. Mas se estiver dando certo é uma delicia, é tipo uma família, pra bem e pra mau.

Morar com pessoa(s) da mesma sala
A vantagem é que você tem companhia para ir pra aula, eventos do seu curso e afins, o ponto perigoso é se vocês tiverem "obrigação" de fazer trabalho juntas. Eu passei por isso e faz com que stress que deveria ser da faculdade fosse pra dentro de casa, e vamos concordar que todo grupo tem stress né. É importante ver se vocês tem o mesmo grau de empenho nos trabalhos ou se vão decidir não fazer juntas.

Casa x apartamento
Isso depende muuuito de cidade pra cidade mas tenha em vista que é perigoso morar em casa, não é aconselhável se vocês forem poucas! Geralmente os assaltantes sabem que é republica e vai estar vazia no fim de semana e nas férias, ou que só tem mulher virando um alvo mais fácil. Eu nunca morei em casa mas já ouvi muita história, a as meninas que moravam comigo tiveram que mudar até, então seeeempre pesquise se é um bairro tranquilo, se é difícil de entrarem na casa, se tem cerca elétrica, cogitem alarme ou cachorros.

E o mais importante, não se deixe abater por ficar com saudades de casa, tem muita gente que tem dificuldade, mas tem tanta coisa nova pra conhecer se concentra nisso! Você vai ter que aprender a se virar sozinha mas também vai conhecer muita gente, ir em festas, em roles, vai ser tudo gostoso! Sem contar que tem muita gente na mesma posição, querendo gente pra "tapar o vázio" então rola umas amizades super profundas e logo você não vai estar sozinha :)