Onde morar na faculdade?

domingo, janeiro 10, 2016


Comecinho de ano, começam a sair os resultados dos vestibulares, bate aquela ansiedade, principalmente quem passou numa faculdade longe e vai morar longe dos pais pela primeira vez. É normal, principalmente se você esta querendo uma boa faculdade pública, mas acho que algumas dicas podem ser dadas pra te preparar melhor pra esse processo, principalmente no que diz respeito da maior decisão de todas: onde morar?
Em 2012 eu me mudei pra São Carlos pra estudar arquitetura na USP, a dinâmica da cidade é um pouco diferente por ter não só uma, mas duas grandes faculdades, mesmo assim nos arredores das faculdades costuma ter toda uma infraestrutura de kitnets, apartamentos, lanchonetes e restaurantes que vendem marmita, academia e afins que possibilitam uma vida de pedestre. Nesses anos eu já morei com veterana, morei em 4, morei com gente da outra facul, até um tempo sozinha quando a Ju sofreu um acidente eu passei, e vou contar um pouco pra vocês das opções:

Ir morar sozinha
Se você for morar sozinha a solução mais econômica é alugar um kitnet, que é basicamente um único comodo para sala/quarto, um banheiro e as vezes uma cozinha bem minuscula. Mesmo assim, eu vejo que aqui em São Carlos andam cobrando alugueis meio altos, fica mais caro do que dividir um apartamento mais baratinho em duas, e tem algumas desvantagens como geralmente não ter onde por maquina de lavar. Se você tem dinheiro pra investir da pra ficar em um apê mesmo, claro! Outra coisa, e ai varia de pessoa para pessoa, é que é meio solitário morar sozinha, as vezes da medo de ladrão/fantasma/insetos e afins, mas o bom é que não vai ter ninguém pra discordar de você.

Ir morar com uma amiga
Morar com uma pessoa só é sempre mais fácil, mas já vai sabendo que cada uma tem suas manias. Quando eu morei com a Yara a gente dividia só um kitnet, era ruim por ser muito pequeno mas não tinha nadinha pra reclamar sobre ela! Já agora morando com a Ju a gente não briga, mas de vez em quando tem que pedir pra lavar a louça, dar um jeito aqui e ali porque ela vai deixando pra depois, saiba que você esta indo morar com alguém que não vá surtar por isso!
Outra questão é, vocês são parecidas? Mesmo se cada uma vai ter seu quarto é bom saber o que a outra acha sobre trazer visitas ou garotos pra casa para saber se vocês tem a mesma opinião.

Ir morar em várias
Aqui também vale aquilo de vocês serem parecidas e terem a mesma opinião sobre sair, convidados e afins, se você não curte balada e suas amigas chegam berrando as 4 da manhã você pode não gostar. Em várias as chances de rolarem brigas é beeeem maior, e um dos principais fatores é sujeira, o que pode ser amenizado se vocês tiverem faxineira com frequência. Mas se estiver dando certo é uma delicia, é tipo uma família, pra bem e pra mau.

Morar com pessoa(s) da mesma sala
A vantagem é que você tem companhia para ir pra aula, eventos do seu curso e afins, o ponto perigoso é se vocês tiverem "obrigação" de fazer trabalho juntas. Eu passei por isso e faz com que stress que deveria ser da faculdade fosse pra dentro de casa, e vamos concordar que todo grupo tem stress né. É importante ver se vocês tem o mesmo grau de empenho nos trabalhos ou se vão decidir não fazer juntas.

Casa x apartamento
Isso depende muuuito de cidade pra cidade mas tenha em vista que é perigoso morar em casa, não é aconselhável se vocês forem poucas! Geralmente os assaltantes sabem que é republica e vai estar vazia no fim de semana e nas férias, ou que só tem mulher virando um alvo mais fácil. Eu nunca morei em casa mas já ouvi muita história, a as meninas que moravam comigo tiveram que mudar até, então seeeempre pesquise se é um bairro tranquilo, se é difícil de entrarem na casa, se tem cerca elétrica, cogitem alarme ou cachorros.

E o mais importante, não se deixe abater por ficar com saudades de casa, tem muita gente que tem dificuldade, mas tem tanta coisa nova pra conhecer se concentra nisso! Você vai ter que aprender a se virar sozinha mas também vai conhecer muita gente, ir em festas, em roles, vai ser tudo gostoso! Sem contar que tem muita gente na mesma posição, querendo gente pra "tapar o vázio" então rola umas amizades super profundas e logo você não vai estar sozinha :)

You Might Also Like

7 comentários

  1. oi, oi.

    morar sozinho é uma tarefa um pouco difícil e desafiadora, mas é uma das melhores coisas da vida. coincidência ou não, meu post de amanhã no blog será sobre a minha experiência morando sozinho. :)

    fiquei 6 meses fora de casa e foi a melhor coisa que eu fiz. quebrei MUITO a cara, mas também aprendi MUITO a me virar.

    sobre o local onde a pessoa vai morar, as duas dicas já dizem tudo. a minha dica é: conheça com quem vai morar. se quer dividir casa, pelo saiba se as pessoas curtem as mesmas coisas ou não, pq é tão chato morar com uma bagunceira quando vc é organizada e vice-versa.

    bjs!
    Não me venha com desculpas

    ResponderExcluir
  2. Adorei essas dias, até porque muito provável que eu estude em uma universidade longe da minha cidade aí estou em dúvida entre viajar todos os dias ou morar com outras pessoas.
    Beijão!

    www.cubodeacucar.com

    ResponderExcluir
  3. yeeey kamii, tudo bem?

    eu por sorte nunca precisei sair de casa pra estudar assim '-' sai uma vez de bobeira só rs mas aqui em Curitiba as coisas são bem diferentes, em questão de deslocamento, região onde estão as faculdades e tal, não tem muita concentração de alunos etc, sabe? é tudo bem espalhado.

    enfim, são boas dicas mesmo pra quem vai se arriscar, apesar de eu não ter saído nenhuma das vezes que entrei na facul, esse ano ainda pretendo fazer um intercâmbio :3 vamos ver no que dá ficar longe de tudo rs

    isso, passe bem
    xoxo

    ResponderExcluir
  4. Amei esse post, super útil. Ainda mais pra mim que talvez vá estudar fora e tenha que dividir apartamento.
    E seu blog é lindo viu? Tô apaixonada <3

    oh, wow, lovely ❁

    ResponderExcluir
  5. Você tá em São Carlos também. <3 Adorei o blog, já adicionei no bloglovin pra não perder nada. :) Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahhh que incrivel! o que você faz por lá?

      Excluir
  6. Gostei muito do seu blog, Kamii.
    Quando fiz faculdade, fiz aqui em Jundiaí mesmo, então não tive encessidade de em mudar. Porém quando tinha o sonho de passar na USP ou UNICAMP, sempre me imaginei dividindo um apê com mais uma amiga, era a opção que mais me atraía. Mas você tem razão: tem que haver uma boa conversa antes sobre o que pode e não pode e se vcs forem parecidas, serão questões mais fáceis de resolver.
    Já to te adicionando no Bloglovin porque adorei aqui!
    Beijo.

    ResponderExcluir

Facebook

Instagram