Vocês devem ter percebido minha enorme ausência, acontece que teve toda aquela correria de fim de semestre combinado com uma viagem incrível pro Caribe! Eu passei um dia em Cartagena, embarquei em um cruzeiro com a Pullmantur e no final ficamos mais dois dias em Cartagena antes de voltar. Em breve eu vou falar mais do cruzeiro e das outras paradas, esperem ansiosos para Aruba!

Cartagena possui um centro histórico conhecido como cidade murada, lá você vai encontrar várias das casinhas delicia da primeira foto, restaurantes e bares bem legais, casas de cambio, e lembrancinhas. O melhor de viajar para lá agora é que a moeda deles, o peso, desvalorizou tanto quanto o real então o preço de tudo é bem acessível. A cidade murada é segura mas deu pra perceber que tinha áreas mais agradáveis que outras, a região da torre do relógio por exemplo tinha mais gente importunando e um mal cheiro só conhecemos e fomos embora, enquanto a região dos restaurantes que eu vou mencionar era uma delicia. Sobre comes e bebes em Cartagena uma obrigação é experimentar a limonada de coco, o arroz de coco e algum pescado, são pratos típicos da região, tem em todo lugar e é delicioso.


La Cevicheria
Se você gosta de peixes, e é bom você gostar pra ir para o Caribe, seu lugar é a La Cevicheria, eu fui especificamente provar o ceviche, se você pedir um ceviche grande (o da foto) serve ok duas pessoas e custa 35 mil pesos (aproximadamente 40 reais), fora isso também experimentamos o peixe de lá, e um prato de lula com molho vermelho e queijo, tudo delicioso! O restaurante já foi visitado pelo famoso Anthony Bourdain e parece ter ficado ainda mais sofisticado depois, o ambiente é lindo!

Patagonia Asados del sur
Praticamente do lado da cevicheria vocês encontram um restaurante de comida argentina, a decoração tanto de dentro quanto de fora é linda, as paredes internas são inteirinhas forradas de tampinhas, a comida é um pouquinho mais cara, os pratos iam no máximo até 50 mil pesos servindo duas pessoas, mas a carne é deeeeliciosa! Pedimos alguma carne que eu esqueci o nome que era gordinha e em tiras e um suco de amora, e ficamos muito satisfeitos!

KGB
O KGB na verdade não é nada demais, mas é na frente de uma praça gostosa e a limonada de coco custa 10 mil pesos e é bem grande e gostosa. O tema é o exercito e o comunismo russo e você pode tirar foto com os chapéus e dar algumas risadas.

La Paleteria
Sério, é MUST! Eu não tava botando fé mas é uma delicia, aproveite pra comprar a noite e passear nas ruas movimentadas. Fomos lá duas vezes e pegamos sabores diferentes, meu favorito foi o de framboesa com extra de cobertura de chocolate suiço. Sem extra custa 5.500 pesos. É pequenininho mas é uma gracinha, infelizmente eu estava sem câmera :(

A ida a Playa Blanca foi um dos passeios que lemos muito em blogs e estávamos muito animados. Você pode ir de barquinho (você encontra onde comprar esse passeio do lado de fora da torre do relógio pelo que eu li) ou combinar com alguma van, que foi o que fizemos, a maioria das vezes já inclui o almoço por lá, o tradicional pescado + arroz de coco + patacones (uma massa de banana frita). Não sabemos se demos azar e o problema foi irmos no domingo mas foi meio bosta, a galera enche a areia INTEIRA de tendinhas e afins pra alugar pros turistas, fica super feio, e ficam tentando te vender coisas de maneira invasiva. O mar é muito bonito e transparente mas tem que ter cuidado porque tem bastante rochas e uns babacas que ficam chegando perto de você de jetski perguntando mil vezes se você quer alugar. Não cheguei a visitar outras praias de Cartagena para ver se as outras são melhores mas deu pra se divertir, apesar dos incômodos não me arrependi de ir!

Os Shiva Bus foram uma decepção pra gente, lemos que é uma especie de ônibus balada, com bebidinha, e que param todos depois pra reunir todo mundo, e depois vão pra uma balada de verdade. Na verdade cada ônibus parece ter seu dono então pode ter sido azar nosso, mas atrasou MUITO o que deixou a gente super miado, o ônibus era nojento de sujo, a bebida era uma garrafinha de pinga e uma coca por fileira, o microfone do cara falhava, foi tão chato que descemos antes da balada.

Ficamos em dois hotéis, o Kartaxa que a CVC pagou pra gente por uma mudança de data do cruzeiro e foi peeerfeito, é na própria cidade murada, o atendimento era ótimo, os quartos eram lindos e tinha uma piscina super fofa. E o Ibis é entre o aeroporto e a cidade murada, de taxi fica baratinho pra ir e voltar, o quarto é bem gostoso também, mas tivemos um probleminha com o atendimento, mas se for paciente nada demais,

Passear pelo muro da cidade no por do sol é imperdível, a vista é maravilhosa, bate uma brisa gostosa e você pode ir no Cafe del Mar que é em cima da muralha mesmo, eu achei caro demais, só peguei uma carveja mesmo, mas o clima com a brisa e a musica ao vivo é bem bom. Pra quem ama fotografia que nem eu o único ruim da cidade é que as ruas são estreitinhas fazendo ficar difícil enquadrar as casinhas, mas segue outras fotos lindas que eu tirei por lá:


Torre do Relógio
Por do sol de cima do muro

Limonada de coco da La Cevicheria

Animais no porto da cidade
Mais animais no porto da cidade
Por fim fiquem com algumas dicas: nos pegamos muita van por estarmos em 6, descobrimos depois que as vans são mó sacanas e é muitooo mais barato pegar dois táxis, sem contar que o cara vivia dando pra traz na palavra e tentando enganar a gente. Se você estiver com uma graninha extra uma ótima lembrancinha pra si mesma é comprar uma jóia de esmeralda colombiana. E leve muuuitas regatas que o sol é quente ein hahaha
Logo vai ter post sobre o navio, e sobre minhas paradas favoritas: Aruba e Curação. Espero que seja útil pra alguém que pretenda viajar e que vocês gostem das fotos ;)

Outros posts da viagem:
Curaçao - Caribe parte 2
Aruba - Caribe parte 3
Navio e paradas - Caribe parte 4