Exibição: Inverno 2018
Episódios: 13
Nota no MAL: 8.56
Gêneros: drama | slice of life

Violet Evergarden era um dos animes mais esperados para 2018, adaptando uma novel finalizada de 2 volumes, o anime teve exibição oficial pela Netflix e foi o primeiro anime no Brasil a ter seus episódios lançados dublados e semanalmente, acompanhando o lançamento no Japão. O anime acaba de ser finalizado mas já foi anunciado que terá uma continuação, ainda não se sabe se em forma de uma nova temporada ou filme.

O enredo se passa no final de uma guerra entre países vizinhos, Violet, nossa protagonista, está tendo alta no hospital após perder os dois braços como soldado e te-los substituído por próteses mecânicas. Nunca descobrimos muito sobre a infância de Violet mas entendemos que muitos consideravam ela uma ferramenta de guerra e que ela pouco entendia sobre as emoções humanas, o único sentimento que ela transparecia era extrema obediência e dependência a seu Major.


Terminada a guerra e separada do Major, Violet busca entender as última palavras que ele havia dito pra ela e para isso se junta ao serviço de auto-memory-doll, escritoras de cartas contratadas pelas pessoas para traduzirem seus sentimentos para o papel. No começo ela não consegue entender os sentimentos dos outros, ela é direta e por vezes rude, mas com o tempo se torna uma ótima profissional e começa finalmente a entender a si mesma.

Esse major ♥

O anime tem um ritmo suave com muitos episódios de história fechada contando sobre os clientes de Violet, todas as histórias são emocionantes e capazes de arrancar lágrimas, mas que em um contexto geral mostram com muita sensibilidade o desenvolvimento da protagonista, que passa a entender melhor sentimentos e se tornar mais humana, visto que antes ela era vista como uma ferramenta. Este desenvolvimento a faz entender inclusive a tristeza que a guerra leva a tanta famílias e o peso de tantas vidas que ela tirou durante a guerra.

Violet Evergarden é um drama sobre amor, mas não somente o amor romântico: o amor entre irmãos, dos pais com os filhos, dos que foram rejeitados, dos que estão partindo e dos que sentem saudades. Seu traço e animação são impecáveis e a dublagem faz virar uma indicação fácil para aquela sua amiga que ainda não está habituado com animação japonesa.

Eu não cheguei a ler a novel, mas pelas criticas que li na internet muitas histórias são originais e outras tantas não foram adaptadas no anime, inclusive o final não foi o mesmo, resta esperar a continuação <3

Violet exemplificando o tanto que nós choramos nesse anime