Exibição: Verão 2017
Episódios: 13
Nota no MAL: 8.92
Gêneros: drama | sci-fi | fantasia

Desde antes do lançamento do anime Made in Abyss, na temporada de julho deste ano, todos já estavam avisando: as aparências desse anime enganam, o negócio é sombrio! Mas o anime de fato entregou tudo aquilo que prometeu? E o próprio manga? Vamos por partes.

O anime se desenvolve em torno do Abyss, um buraco misterioso de pelo menos 20.000 metros de profundidade, lá dentro se encontram relíquias, animais (ou seria melhor chamar de monstros?) exóticos (perigosos ou não), paisagens totalmente diferentes de qualquer coisa na terra que enchem de emoção jovens exploradores. Entretanto há uma peculiaridade conhecida como maldição do abismo, em cada profundidade o efeito da subida no corpo humano difere, no primeiro nível são náuseas e tontura, enquanto no sexto nível é a perda da humanidade ou a morte. Nesse ponto o enredo já é sincero com o que vem pela frente.

Riko é uma garota que mora em um orfanato pois sua mãe era uma apito branco (o nível mais alto de exploradores) e já se encontrava num ponto sem volta do abismo. Em uma das explorações no primeiro nível é salva de um animal por um robô (uma desconhecida relíquia do abismo) que após salva-la desliga e perde sua memória. Os dois então decidem partir em uma aventura até o fundo do abismo, Riko para descobrir se sua mãe está viva após receber uma carta misteriosa e Reg para descobrir o que é e de onde veio.

O ANIME


O anime possui 13 episódios e adapta até o capitulo 25, e é consideravelmente leve até o capitulo 9, o ritmo é calmo e as dificuldades são superadas com facilidade. É só no capitulo 10 que a coisa começa a ficar mais pesada quando a Riko é machucada por um dos animais do abismo e entramos no arco da Nanachi que é bem bem triste.

Eu sei que muita gente não acredita que um anime com essa cara fofa pode ser pesado e se recusa a assistir, então se você é dessas pessoas e não se importa em saber o final continue por sua conta em risco. [spoiler] no episódio 10 a Riko é machucada por uma criatura venenosa e pede para o Reg amputar o braço dela, o que ele começa a fazer, primeiro quebrando os ossos com uma pedra e a seguir começando a cortar quando a Nanachi aparece e se oferece para ajudar.
Com a Riko desmaiada em processo de recuperação começamos a descobrir sobre o passado da Nanachi, ela era uma orfã que vivia em uma especie de favela e foi levada junto com muitas outras crianças para a quinta camada do abismo pelo apito branco Brondrewd. Na verdade o explorador estava usando crianças em experimentos relacionados a maldição da sexta camada a perda da humanidade ou a morte, o que levou a melhor amiga da Nanachi, Mitty, a se tornar um ser desfigurado e imortal, que sofreu inúmeras mutilações nas mãos do apito branco. Por mais que Mitty seja o "tesouro" da Nanachi esta tenta desde então por fim ao sofrimento da amiga.[/spoiler]


O episódio final é um especial de 1 hora em que no final você estará assim.


O MANGA

Página do capitulo 42

Dei uma lida por cima até o capitulo 25 e achei o anime bem fiel ao manga, acredito que a adaptação tenha sido muito bem sucedida deixando a cena do final do arco mais emocionante e arrancando lagrimas, basicamente, ver o anime vale a pena.

O manga só teve mais um arco concluído após o fim do adaptado e se encontra no começo do seguinte. No próximo arco as crianças enfrentam o assustador apito branco Brondrewd para que possa passar para a sexta camada. A desgraça nesse arco não é pouca e em minha opinião o arco consegue ser mais pesado do que o da Nanachi.

Atualmente o mangá se encontra no capítulo 43.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O anime teve uma segunda temporada anunciada, então para quem não quiser ler o manga e souber segurar a curiosidade acredito que valha a pena aguardar. A data não foi confirmada e pelo material disponível no mangá acredito que irão pelo menos esperar o arco da Faputa terminar para adaptar o dois arcos juntos.

Eu recomendo muito a obra, alguém ai já assistiu?