Publicação: agosto de 2006 - julho de 2017
Capítulos: 545
Nota no MAL: 7.99
Gêneros: aventura | fantasia | comédia | shounen

Esse vai ser um baita de um post gigantão, mas não se preocupem, os spoilers estarão bem avisadinhos! A primeira vez que eu comecei a ler Fairy Tail devia ser pra meados de 2008, li, gostei, e como não costumo acompanhar nada, parei. E quando eu descobri que o manga tinha terminado decidi ler tudo de uma vez.

A história gira em torno Lucy, uma maga de espíritos estelares que por coincidência conhece Natsu, um mago famoso da guilda que ela sempre sonhou em entrar: a Fairy Tail. A guilda é conhecida por seus integrantes que frequentemente destroem pedaços da cidade enquanto cumprem suas missões, mas que acima de tudo valoriza seus membros como uma família.

Fairy Tail é uma história que demora bastante pra engrenar, eu diria que só lá pro capitulo 258 no arco do Grand Magic Games que começamos a entrar na história principal, e os arcos começam a realmente se ligados um aos outros. Antes disso temos histórias "fechadas" que vão nos ambientando no universo, inserindo personagens e nos convencendo da ligação que os personagens tem.

Fairy Tail é igual coração de mãe

O autor Hiro Mashima mantem um clima e recursos narrativos muito constantes e basicamente é ame ou odeie: em Fairy Tail os personagens principais sempre serão overpower, ele faz parecer que eles estão em desvantagem só para no quadro seguinte eles destruírem seus adversários, metade dos inimigos se redimem e viram amigos e o sentimento de família e o amor pela guilda SEMPRE é um ponto principal, em todos os arcos. Apesar da repetição arco após arco poder ser uma desvantagem para alguns leitores eu não via desse jeito, porque ERA ISSO QUE EU QUERIA VER EM FAIRY TAIL, amor e finais felizes.

Dito isso outro ponto incomodo na obra é o ecchi, não consigo pensar em uma luta que as personagens femininas não acabem quase peladas, mas quando era usado para recurso humorístico eu achei muito bem vindo. As cenas ecchis com o Natsu e a Lucy, meu casalzinho favorito sempre me deixavam pra lá de feliz. Este também é um ponto diferente de muitas obras shonen: os casais apesar de não serem um foco eram muito claros e vez ou outra o autor alimenta nossos ships ♥

Os melhores arcos, na minha humilde opinião (contem spoilers)

Ao contrario do anime, o Natsu é bem gatinho no manga ♥

Phantom Lord Arc (47-69): Ao contrario da maioria dos arcos neste caso a guilda rival não era uma dark guild, e sim uma regulamentada que aceita um trabalho de sequestrar Lucy, a pedido de seu pai. O conflito se torna mais sério por Gajeel (ou Gazille em algumas traduções) um dos integrantes mais fortes da Phantom Lord ter destruído a guilda, ferido e crucificado três integrantes da Fairy Tail.
Depois do conflito a Phantom Lord acaba Juvia se junta à FT por estar apaixonada pelo Gray, e pede para que aceitem também o Gajeel, que segundo ela dificilmente se dava bem com outras pessoas.

Tenrou Island Arc (200-253): Para decidirem um membro da guilda para se tornar um S-Class os indicados e alguns outros membros vão para a Tenrou Island, solo sagrado da guilda onde fica o túmulo do primeiro mestre. Lá eles acabam encontrando o antigo mago Zeref, uma dark guild e algo que nem todos os membros juntos podem enfrentar: o grande rei dragão, Acnologia.

Grand Magic Games Arc (258-340): Que shounen que se preze não tem um arco de torneio, certo? Apos o ataque de Acnologia o então chamado "grupo da ilha tenrou" acorda e descobrem que se passaram 7 anos. Nesse meio tempo, sem nenhum de seus principais integrantes, a guilda passou a ser uma das mais fracas e eles decidem entrar no grande torneio mágico para re-estabelecer sua reputação.
Acho que o ponto mais forte deste arco é introduzir novos personagens, como os membros da Sabertooth e dar visibilidade para os poderes dos drangon slayers, mesmo que deixando claro que eles ainda não chegam aos pés dos verdadeiros dragões, apresentados no final do arco.

Maaaas, o Sting também é bem gatinho

Alvarez Empire Arc (438-545): Passado alguns arcos mais chatinhos (não sei porque mas Tartaros não me prendeu) temos finalmente o final. Todas as respostas são dadas em uma longa batalha com inimigos com poderes basicamente invencíveis, que acabam sendo vencidos por protagonismo. Não foi o melhor arco? De fato não, mas para mim foi o suficiente.

O último capitulo do manga!!!

O último capitulo seguiu aquele estilão de mostrar o que aconteceu depois, para ser mais exata um ano depois, mas foi incrivelmente frustrante. O autor passou o manga inteiro deixando explicito os casais que seriam canon para no fim deixar tudo subentendido, e o pior de tudo: não concretizar Natsu+Lucy *todos choram*

A lucy talvez tenha ouvido a Levi dizer para o Gajeel que eles vão ter um bebê, Elfman fica com a Ever (casal sem sal!), não tivemos uma resposta sobre o que acontecerá com a Elsa e o Jellal e o Gray comenta sobre o corpo da Juvia ser dele. Mas eu só me importava com Nalu e Jerza T^T

Hiro Mashima brincando com nossos corações em um capítulo extra

O autor já se pronunciou que mesmo com o fim da obra ainda pretende continuar o universo de Fairy Tail, esperamos que nossos ships se realizem Mashima-san!