Parando com o consumismo descontrolado

quinta-feira, julho 23, 2015


Não é segredo pra ninguém que o país está numa baita crise financeira, por mais que eu ainda esteja na faculdade eu sei que arrumar emprego não está nada fácil, e toda vez que eu vou pagar as contas da casa eu me deparo com um indesejável aumento. Pensando nisso eu decidi me manter longe de compras desnecessárias de roupas, que sempre pioram nas férias, e sei que esse não é um problema só meu, atire a primeira pedra quem nunca comprou uma roupa sendo que tinha outra ainda nem usada no armário! Aqui uns pequenos passos pra se manter longe das compras compulsivas:

Planeje o que você pretende comprar
As vezes não é questão de precisar, mas só de ter claro na cabeça o que você quer comprar, pense antes se você realmente vai usar, se é uma compra inteligente. Se você quer comprar uma blusinha branca vá na loja pensando nisso pra não voltar com três azuis, não ter ou não manter o foco é como o dinheiro vai embora.

Desconfie da sensação de um bom negocio
É muito fácil nos convencermos que estamos fazendo um bom negócio quando vemos peças em liquidação, elas fazem com que sentimos um senso de urgência, de comprar enquanto ainda dá tempo. Um estudo nos Estados Unidos mostrou que 2/3 dos analisados compraram por impulso ao ver uma promoção.

Cuidado com os efeitos do shopping
A verdade é que depois de fazer a primeira compra a tendência é a segunda ser feita com mais facilidade, além disso todo o ambiente das lojas e organização dos itens são milimetricamente pensados para nos influenciar.

Estabeleça metas!
Quanto você pretende diminuir seus gastos? Você pretende guardar parte dessa economia para uma poupança, viajem ou alguma compra maior?

Entenda o que te faz comprar
Algumas pessoas usam compras como válvula de escape para ansiedade, ou não planejam direito quando recebem dinheiro, ou são influenciadas pela companhia, entender o que te faz comprar pode ajudar a evitar compras desnecessárias.

Eu até que me controlei nessas férias mais do que o normal, mas ainda to looonge do que gostaria, mas já entendi que um dos meus maiores problemas é sair com a minha mãe, quando eu não venho pra casa dela mal lembro do prazer de ir as compras hahaha e vocês, o que fazem pra se controlar?

You Might Also Like

9 comentários

  1. eu por sorte nao sou consumista, antes de comprar algo penso muito nisso, ate de ter dinheiro planejo para aonde ela vai.

    http://aishiteruemcontos.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  2. Post muito legal. A situação tá bem feia e não lembro qual foi a ultima vez que me sobrou dinheiro pra comprar algo por capricho! O desemprego tá terrível, estou procurando já tem 7 meses e nem uma entrevista até agora, é nessas horas que a gente percebe o quanto gasta em besteiras.

    ResponderExcluir
  3. Dicas básicas e essenciais.
    Irão ajudar muito, eu amei o post!!

    http://tudodiferentecomsamaralima.blogspot.com.br/
    Instagram - @samaraklimaa

    Um bj.<3

    ResponderExcluir
  4. Aqui as vacas não estão gordas, mas nem magras.. Como trabalho por conta nem sinto os problemas, geralmente de ordem estadual, mas minha mãe é funcionária pública do estado do rio grande do Sul e anda passando maus bocados :/ o jeito de não gastar, é só não gastar né hahaha? Se bem que pra economia ficar boa a gente tem que fazer o dinheiro circular, dai vira mais uma desculpa pra gastar. Beijos!

    ResponderExcluir
  5. as dicas são boas, mas vou te dizer: eu sou beeeeem consumista! não estilo becky bloom de loucura, mas sou, hahaha
    acho que ainda por morar com meus pais e ter o dinheiro do salário todo pra mim, não pra casa, acho que por isso dou umas exageradas de vez em quando!

    ;*

    ResponderExcluir
  6. Muito bom, Kamii!
    Eu evito ir no shopping quando não preciso. Tipo, aquela passadinha sempre pode virar umas compras que vou me arrepender depois, hahaha. Na verdade, desde que comecei a juntar dinheiro eu basicamente parei de ir, agora que estou voltando a comprar umas coisas que preciso que voltei a frequentar, mas to sempre me policiando.

    ResponderExcluir
  7. Acho que essa época é uma época de reaproveitar, se organizar e ter bastante planejamento. Emprego realmente esta difícil então o certo agora é economizar e torcer pra que essa crise dure pouquíssimo tempo. Gostei das suas dicas, achei bastante validas.

    http://www.leitecombiscoitos.com/

    ResponderExcluir
  8. Tá aí um post que 'tava precisando. Eu vou me mudar e tô contando as moedinhas nas mãos. Uma outra dica bem legal ( que vale pra um cado de coisa, não só pra roupa ) são as DIY! Comprar o material e fazer as coisas em casa sai bem mais barato!!! x3

    TÉ MAIS KAMII ♥

    [ #2MORROW# ]

    ResponderExcluir
  9. Adoro visitar o seu blog principalmente pq vc é uma menina que vai alem do senso comum! enquanto estamos todos gastando e gastando com as liquidações, vc vem e nos pergunta "por que?". Gosto muito dessa posição.

    Concordo com você que devemos estabelecer metas e pensar no porque compramos o que compramos, especialmente em tempos de crise. Otimas dicas e otima reflexao! um beijo

    www.eunomadiando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Facebook

Instagram