Jogador Nº1

segunda-feira, agosto 18, 2014

Três chaves escondidas abrem três portões guardados
E três boas qualidades deverão ser inerentes ao errante avaliado
Quem demonstrar ter os exigidos predicados
Chegará ai fim, onde o prêmio será alcançado

O livro se passa em um futuro não muito distante, em que a falta de combustíveis e destruição do planeta afetaram substancialmente a qualidade de vida do ser humano e fazendo com que a maioria das pessoas se refugiassem em uma realidade virtual chamada OASIS, o OASIS tem o maior estilão de MMORPG só que em um futuro em que os equipamentos de imersão já evoluirão absurdos. Seu acesso é gratuito e incorporou até mesmo o ensino público em um de seus diversos mundos, mas é claro que se você for um pobretão como o personagem principal, Wade Watts, você pode ter alguma dificuldade para conseguir equipamentos e se locomover.
Wade é órfão e mora com sua tia que o odeia em uma pilha de trailers (já que o combustível se tornou muito caro a maioria dos carros foi abandonada e os trailers se tornaram moradia para pessoas mais pobres), o garoto pedala para gerar energia e como todos os outros passa o dia refugiado no OASIS. Um dia o criador do jogo, Halliday, morre e deixa uma mensagem dizendo que escondeu em seu trabalho um Easter Egg, uma série de pistas escondidas e desafios levara o jogador ao ovo dourado e como prêmio esse jogador será o novo dono do OASIS, tudo isso recheado de referencias a vídeo games antigos e cultura pop dos anos 80. Com o desafio lançado diversos jogadores e empresas buscando lucrar começam a "caçada" mas nada acontece durante anos, até que a primeira chave é encontrada.

Quando cheguei ao bar, pedi uma Dinamite Pangalática para a garçonete Klingon que atendia no balcão, e virei metade de uma vez. Então sorri quando o R2 começou outro clássico dos anos 1980 - "Union of the Snake" - eu disse, por força do hábito. - Duran Duran, 1983.

Fui atraída por esse lado nerd mas o livro me surpreendeu, e muito! Tem personagens cativantes e muita ação, não só dentro do jogo como fora também, e até uma pitada de romance. A unica parte ruim é que a tradução cometeu uns erros bem notáveis, que quem sabe sejam corrigidos para as próximas edições. Agora algumas curiosidades super bacanas:
1. Como eu já disse o livro é recheado de referencias a games antigos e cultura pop dos anos 80, eu por exemplo tive alguma dificuldade com essa parte, mas o Ready Player One Wiki reúne informações de uma lista de jogos, filmes, séries, livros, animes e etc citados na obra, apesar de você não precisar desse conhecimento para se divertir com o livro ele pode se tornar mais interessante :)
2. Essa pode surpreender até quem já leu o livro, vocês sabiam que o Ernest Cline escondeu um easter egg em seu livro? A pista foi escondida apenas nos livros dos Estados Unidos e levava a um URL de um jogo novo no estilo do Atari 2600 chamado Stackes, dentro do jogo tinha um easter egg que levava a segunda prova, um jogo da facebook aparentemente normal, mas quem coletasse nele todos os itens referentes aos anos 80 passava para última prova, quebrar o record mundial em um dos seguintes jogos citados no livro: Pac-Man, Joust Arcade, Joust Atari 2600, Black Tiger, or Robotron 2084. O ganhador ganhou um DeLorean, carro do De Volta Para o Futuro, também citado no livro, você pode ver um video em que o próprio autor explica melhor aqui :)

Por mais assustadora e dolorosa que a realidade possa ser, é também o único lugar onde se pode encontrar felicidade de verdade.


Eu sinceramente tenho medo de encher o saco de vocês com minha opinião sobre livros, animes e afins mas sempre que eu faço esse tipo de post vocês me dão um feedback super positivo e como me cobraram sobre esse livro, aqui está! Espero que tenham gostado :) 

You Might Also Like

5 comentários

  1. Caraca, caraca, caraca :o Eu já havia batido os olhos nesse livro, mas não me chamou a atenção, imaginei que pudesse sem um clichê como os muitos que tem saído, mas agora meu coração está explodindo de alegria e ansiedade, terei que ler sá porra! <33 Nerds ao ataque! DWQHIUHUIHQUWQD

    Ótima postagem!
    xoxo
    ugdu =]

    ResponderExcluir
  2. Por mais que eu tenha discordado completamente da última frase ("Por mais assustadora e dolorosa que a realidade possa ser, é também o único lugar onde se pode encontrar felicidade de verdade. ") o livro me pareceu genial, pelas referências, e pela colocação temporária. É engraçado como na maioria dos trabalhos futuristas, as coisas só vão para melhor, mas é fato que a maioria dos recursos vai acabar, no ritmo que estamos. Com quase metade da água usada e 1\3 de comida desperdiçados por dia, é lógico que vai acabar. E acho que o livro coloca isso de uma forma interessante, com o Oasis, uma espécie de Matrix opcional mixado com uma Fábrica de Chocolate cibernética. Realmente, pareceu muito interessante.

    obs: Obrigado pelos elogios ao meu blog, de verdade. Ah, e eu gosto de poesia sim. Muito, até. É que eu tava puto quando escrevi aquilo rs

    ResponderExcluir
  3. Gente, que livro SUCESSO! Vou tentar colocar as mãozinhas nele o mais breve possível - mas eu preciso admitir que pensei muito em SAO, hahaha! Mas acho que faz muito sentido que a história não se passe num futuro tão distante, já que o google e o facebook estão investindo muito nesses "Glasses" e já tem produção dos "capacetes" de realidade virtual no Japão. Quem sabe logo mais nós estaremos nesse meio, olha só.
    Adorei sua resenha porque senti que me poupou de spoilers - eu particularmente procuro não falar muito da história, porque minha língua é meio solta e os dedinhos também, então vão spoilers mil, hahaha! Achei um resuminho bem bacana e me deixou com MUITA vontade de ler! Acho que tu pode continuar sim trazendo as coisas que você gosta, Kamii-san, porque eu sempre leio e fico na vontade <3 Ficou muito bom se post, adorei e agradeço por ter atendido nossas preces! hahaha!

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  4. "O livro se passa em um futuro não muito distante" -- Opa, eu espero que seja num futuro tão tão distante..porque quero isso pro meu futuro não XD.

    Sobre o livro: já tinha lido sobre. E um antigo amigo gostou tanto que começou a usar a capa como avatar nas redes sociais. Mas, como sou uma pessoa teimosa, acabei não comprando (e agora tô sem dinheiro pra livros #chora). Essa coisa de ser focado nos anos 80 eu achei demais. Não que seja uma nerd (pvfr, nem game eu tinha.rs). É que adoro as músicas e os filmes da época <3. || Além do desafio dentro do livro...a própria história teve um desafio para os leitores. Uau! Isso foi bem criativo. {Emilie Escreve}

    ResponderExcluir
  5. Esse livro é fantástico! Um dos melhores que eu li na minha vida <3 Tem muitas referências ótimas, bons personagens, história bem desenvolvida, tudo <3 Amei mesmo rs Agora, sobre as curiosidades, não sabia de nenhuma delas rs E essa do easter egg, puts, que legal! Primeiro por ser a mesma ideia do livre, de seguir provas e tals e segundo por ganhar um DeLorean <3 Uma pena não terem feito isso por aqui, com certeza eu e o meu marido iríamos tentar hehehehe
    Se quiser, podemos conversar mais sobre o livro *-*
    Beijos! =**

    ResponderExcluir

Facebook

Instagram